50 ANOS DE DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

10-JUN-2022

50 ANOS DE DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

Este ano completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou precisamente o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Ambiente.
Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

“Para cuidar da humanidade, devemos cuidar da natureza.”

Esta frase foi proferida por António Guterres, secretário-geral da ONU, para alertar para os problemas ambientais que se vivem à escala global.

A pensar neste apelo, a União das Freguesias da Ribeira do Neiva, assinalou esta data, no passado dia 9 de junho, com a inestimável colaboração da professora Madalena Torres, das professoras Sofia Costa e Margarida Andrade, com os alunos do primeiro ano da EB 123 da Ribeira do Neiva e das professoras Eliana Rodrigues, Susana Pires, Ana Rosendo, Carla Miranda e Janete Sousa, com os alunos da associação O Mundo Somos Nós.
Também agradecemos à Dr.ª Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, que nos honrou com a sua presença.

Ao longo da manhã foram dinamizadas atividades – animações e contos – de sensibilização para a proteção, e sustentabilidade, do meio ambiente e para uma alimentação sustentável, sob o mote “Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes”.

Quando falamos em sustentabilidade, associamos imediatamente a ações como não poluir, preservar áreas naturais, reciclar lixo, economizar água, dar preferência às fontes alternativas de energia, etc. Mas raramente nos lembramos de relacionar com uma das nossas atividades mais básicas: a alimentação.
No entanto, a produção de alimentos deixa um sabor bastante amargo na natureza. A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que a indústria alimentar é responsável por 30% do consumo energético mundial e por 22% dos gases que provocam o aquecimento global.

Os cálculos da Food and Agriculture Organization (FAO) assinalam que em 2050 seremos mais de 9.000 milhões de seres humanos no planeta e que vamos necessitar de produzir mais 60% de alimentos.

Somos o que comemos e manter uma dieta sustentável reforça o nosso compromisso para com o meio ambiente.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de plantar dois carvalhos, junto ao rio Neiva, no espaço “Viver e Aprender em Ambiente Natural”.

Um agradecimento muito especial à associação O Mundo Somos Nós, pela forma afável com que nos recebeu nas suas instalações e, especialmente, pela partilha do almoço com todas as crianças e professoras participantes, com uma ementa muito a propósito relativamente às atividades da manhã.