FEVEREIRO - MÊS DO ROMANCE

04-FEV-2023

FEVEREIRO - MÊS DO ROMANCE

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva associou-se ao Mês do Romance (ver programa) e, em parceria com a Escola Básica de Ribeira do Neiva, realiza uma exposição e dois workshops de Bordados.

A exposição, com início no dia 6 de fevereiro, decorre até ao final do mês, na Escola Básica de Ribeira do Neiva, divulga várias peças elaboradas por dezasseis Bordadeiras da Ribeira do Neiva, sob a orientação da formadora Rosa Lopes, no âmbito do Curso de Bordados, que decorreu em Godinhaços, numa parceria entre a União das Freguesias da Ribeira do Neiva e a ATAHCA – Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

Nos trabalhos expostos, em panos de linho e algodão, estão patentes motivos variados – versos e vários desenhos, também inspirados nos Lenços de Namorados – bordados com pontos diversos: pé de flor, cadeia, espiguilha, pé de galo, nozinho, recorte, cheio, areia, canutilho, ponto de castelo branco, espinha de peixe, entre outros.

Os workshops de Bordados, integrados na “Semana dos Afetos” da Escola Básica de Ribeiro do Neiva, ocorrem na manhã do dia 16 e na tarde do dia 17 de fevereiro, sob a orientação da Formadora Rosa Lopes, de algumas Bordadeiras e Professores.

Será oferecido, pela Junta de Freguesia, a todas as crianças que participarem nos workshops, um kit para bordar composto por: agulha e linhas de várias cores em quantidade suficiente para o bordado; quadrado de tecido 100% linho, de 19cm, já desenhado e alinhavado.