WORKSHOP DE BORDADOS

17-FEV-2023

WORKSHOP DE BORDADOS

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva associa-se ao Mês do Romance e realizou, na tarde do dia de hoje, 16 de fevereiro, em colaboração com a Escola Básica de Ribeira do Neiva, o primeiro workshop de Bordados.

Nesta iniciativa, apadrinhada pela Senhora Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr.ª Júlia Fernandes, ao longo de sensivelmente hora e meia, cerca de 17 crianças, do 8º ano, sob a orientação da Formadora Rosa Lopes, de quatro Bordadeiras da Ribeira do Neiva, em representação do grupo que frequentou o Curso de Bordados de Godinhaços – Clarisse Carneiro, Céu Pereira, Deolinda Afonso, Armanda Castro e Isabel Fernandes – e das Professoras Ana Paula e Fátima Ramalho, tiveram a oportunidade de aprender a executar alguns pontos e algumas técnicas básicas da arte de bordar.

Para o efeito a Junta de Freguesia ofereceu, a cada criança participante, um kit para bordar composto por: uma agulha; linhas de várias cores; quadrado de tecido 100% linho, de 19 cm, já desenhado e alinhavado.

Foi uma tarde de partilha de conhecimento de pessoas que se dedicam a esta arte, das técnicas diferenciadas na arte de bordar o Lenço dos Namorados, e de um pouco da sua história, para que possa permanecer para memória futura, além da importância da passagem do “saber-fazer” para as gerações mais novas.

Reavivar a memória é fundamental para que as tradições populares não sejam esquecidas, permitindo, dessa forma, transmissão geracional dos usos e costumes.

Os workshops continuam, na Escola Básica de Ribeira do Neiva, na manhã do dia de amanhã, 17 de fevereiro!

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva, agradece a todos os que colaboraram e, dessa forma, contribuíram para o sucesso da iniciativa!

Galeria de fotos disponível aqui