JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NA RIBEIRA DO NEIVA

01-AGO-2023

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NA RIBEIRA DO NEIVA

Sob o lema
“Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida”
Carlo Acutis

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva acolheu, entre os dias 27 e 31 de julho, seis Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, oriundos de Fortaleza, do Brasil.

Durante a sua permanência, sob a coordenação do Padre Sandro Vasconcelos, várias entidades da Ribeira do Neiva - Junta de Freguesia, Casa do Povo, Grupo de Escuteiros, de Duas Igrejas, Grupo de Jovens Mãos Dadas com Cristo, de Goães e as Paróquias de Duas Igrejas e Pedregais – apoiaram e desenvolveram diversas atividades de pré-preparação para a Jornada Mundial da Juventude e de âmbito cultural e recreativo para o conhecimento dos principais usos, costumes e tradições da Ribeira do Neiva.

Destacam-se os momentos de oração, as visitas à Capela do Senhor do Bonfim, em Goães, à Igreja Românica e à Capela de São Bento, em Pedregais, e a Eucaristia na Igreja Paroquial de Duas Igrejas, centrada na Jornada Mundial da Juventude e no beato Carlo Acutis, um dos patronos desta Jornada.

Tiveram também momentos de cariz cultural e recreativo, como a participação na feitura da nossa tradicional Broa de Milho e do típico Caldo Verde, na Casa do Povo da Ribeira do Neiva, a visita às instalações da Rádio Voz do Neiva e os almoços, com algumas das iguarias típicas da região, de confraternização e união.

A Junta de Freguesia, com a inestimável colaboração das “Bordadeiras de Godinhaços”, preparou uma lembrança para os Peregrinos – um pequeno “Lenço dos Namorados”.

Uma recordação, típica da região, com uma mensagem simples, mas profunda, que se identifica com os valores do tema da Jornada Mundial da Juventude, designadamente, o amor, a união e o “caminhar juntos”.

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva, agradece a todos quantos colaboraram no acolhimento e na preparação das diversas atividades em que os Peregrinos participaram.

Um bem-haja!