GONTINHO... NATAL NA MONTANHA

GONTINHO... NATAL NA MONTANHA

GONTINHO...
NATAL NA MONTANHA

Nos dias 16 e 17 de dezembro, no Gontinho, na Ribeira do Neiva, o Natal assumiu uma atmosfera mágica e encantadora.
Nesta época festiva, o Gontinho transformou-se num refúgio acolhedor, onde as luzes natalinas piscaram como estrelas distantes.

O percurso de comboio, serpenteando pelas estreitas ruas da aldeia, revelou-se uma jornada repleta de emoção e contemplação.

O presépio vivo, deu “vida” à aldeia!
Personagens vestidos a rigor recriaram a cena do nascimento de Jesus, transportando os visitantes para o ambiente bíblico com autenticidade e devoção.

O trilho, com um percurso numa distância de sensivelmente 6 km, levou os visitantes à descoberta da beleza natural da aldeia, por entre carvalhais e estreitas ruas muradas em granito.

O encontro de Coros, patenteou a tradição única das melodias natalícias, oferecendo uma variedade de interpretações que refletem a riqueza da diversidade musical. Entre acordes suaves e vozes emotivas, os visitantes foram transportados para um estado de espírito natalício, onde a solidariedade e a alegria entoaram em cada nota. O repertório, cuidadosamente selecionado, incluiu desde clássicos intemporais até novas abordagens, criando uma experiência musical envolvente e tocante.

Decorreu também um “mercadinho” encantador, na antiga escola primária e pelas ruelas estreitas, oferecendo artesanato local, decorações natalícias e iguarias regionais.

Os visitantes puderam também explorar as “barraquinhas”, absorvendo os aromas irresistíveis de castanhas assadas, licores, canela e vinho quente. Cada produto conta uma história, uma tradição transmitida de geração em geração.

As tasquinhas, espalhadas pela aldeia, exibiram o melhor da gastronomia local, proporcionando uma experiência culinária única. Os sabores tradicionais da região – as sopas no pote e arroz de feijão - foram cuidadosamente preparados, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear iguarias autênticas num ambiente acolhedor e festivo.

Assim, o Natal na Montanha, no Gontinho, na Ribeira do Neiva, revelou-se uma celebração única e inesquecível!
A União das Freguesias da Ribeira do Neiva, agradece a todos quantos nos honraram com a sua visita e a todas as pessoas e entidades, pelo seu contributo para a realização do evento.

Um agradecimento muito especial à Casa do Povo da Ribeira do Neiva, e aos seus colaboradores, pela iniciativa e por toda a dinâmica que empregaram no evento.

O “Natal na Montanha” é uma iniciativa da Casa do Povo de Ribeira do Neiva em parceria com a União das Freguesias da Ribeira do Neiva e contou com o apoio de: