COMBATE À VESPA ASIÁTICA

13-ABR-2022

COMBATE À VESPA ASIÁTICA

A União de Freguesias da Ribeira do Neiva, em parceria com a escola EB 1,2 e 3 da Ribeira do Neiva, organizou entre os dias 4 e 8 de abril várias sessões de sensibilização para alunos dos primeiro, segundo e terceiro ciclo, num total de cerca de 300 crianças, sobre os perigos das vespas asiáticas, para as abelhas e para os humanos, e como identificá-las.

Estas sessões foram dinamizadas pelo Sr. Aníbal Azevedo, um apicultor da Ribeira do Neiva, com informações relativas ao perigo a nível ecológico, ambiental e socioeconómico, pelo facto de para além das abelhas, também se alimentarem de outros insetos polinizadores, colocando em risco a biodiversidade, o processo de polinização vegetal e a produção de mel. Mostrou ainda a sua preocupação, devido a esta ameaçadora praga, para a sustentabilidade da apicultura no território da Ribeira do Neiva.

Paralelamente realizaram-se workshops para a construção de armadilhas, para a captura destas vespas, com recurso à reciclagem de materiais.

Desta atividade resultaram cerca de 200 armadilhas, que irão ser colocadas em locais estratégicos e, devidamente, sinalizadas por meio de um código QR disponibilizado na armadilha ou através do telefone 253 382 058.

A União de Freguesias da Ribeira do Neiva, agradece a todos os que colaboraram e, dessa forma, contribuíram para o sucesso desta atividade, em especial aos encarregados de educação, aos professores, aos educadores, aos auxiliares e ao Sr. Aníbal Azevedo.